Para qualquer Spiderser que acompanha as aventuras do Homem-Aranha, Peter Parker, sabe a importância da frase: “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”. Dita por seu Tio Ben, Benjamin Parker, na edição Amazing Fantasy #15, publicada em agosto de 1962, esta frase tem um significado bastante profundo, tanto para o Homem-Aranha, quanto para o seu alter ego.

Ao pensarmos no herói, o que temos é uma situação inicial complexa. Vale lembrar, para aqueles que por acaso tenha esquecido, que o jovem Parker, ao notar que possui poderes fantásticos, está pouco preocupado em defender de forma altruísta outra pessoa, sua preocupação é consigo e as dificuldades que atravessam sua família.

Porém a frase possuiu outra conotação, menos heroica é mais realista, vide que Tio Ben nem imaginava que seu sobrinho, tão protegido e cuidado, tivesse grandes poderes.

O jovem era um adolescente normal, ou quase normal. CDF, secundarista, poucos amigos, órfão, criado pelos tios, que já possuíam uma idade avançada, dificuldades financeiras e sem namorada. Este jovem não tinha uma expectativa de futuro muito agradável, fora dos estudos. A frase do tio serve neste contesto, ao mundo adulto e do trabalho.

Poucos se esquecem deste conceito e olham apenas para o lado heroico do futuro herói, picado por uma aranha radioativa, que lhe concederia poderes incomuns.

Porém a frase está distante desta condição. Precisamos olhar o lado histórico da sociedade dos Estados Unidos, Tio Ben atravessou a grande depressão, passou por uma guerra, viu jovens se perderem na vida de crimes e não queria o mesmo para o sobrinho. Sua frase é para olhar para o futuro, logo seu sobrinho deixaria de ser um adolescente e entraria na vida dos adultos, ganhando novas responsabilidades com trabalho, aluguel e possivelmente uma esposa e filhos.

Neste começo de ano, muitos jovens estão decidindo suas vidas, assumindo responsabilidades de suas ações. Não considere este período um fardo, mas sim uma transição normal e necessária para o crescimento individual.

Com grandes poderes, sejam eles faculdade ou trabalho vem as grandes responsabilidades. Não fuja, evite ou ignore. Assuma todas elas, e assim, se tornará um profissional completo.

Por Edson Wilson

Últimos posts por admin (exibir todos)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *